quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Quaresma e crianças - Jejum, penitência e esmola: Pode isso para criança, Arnaldo?



Quarenta dias a Igreja viverá mergulhando neste belo mistério da nossa salvação. Resumidamente, nós adultos somos chamados a oferecer aquilo que o Senhor nos pedir e não o que queremos nos impor.

Penitência não é tortura ou pagamento. Deus não precisa disto. A cruz foi uma grande obra de AMOR! A penitência, o jejum e a esmola são ações de Amor!

Toda criança é também chamada a amar o Bom Deus e pode oferecer pequeninos perfumes ao Seu querido amigo durante a quaresma!

 Bem, aqui em casa já é um certo costume de, às sextas-feiras, o almoço ter a carne substituída por ovo.
 Importante lembrar que toda sexta-feira, salvo dias de festa de santos, é dia de jejum e penitência na Igreja de todo o mundo! Quando aderimos, estamos vivendo com um só coração, o coração da Igreja e gerando paz e unidade graças ao Bom Deus. Então, aos poucos podemos inserir nossos filhos nesta realidade que queremos que um dia eles vivam de forma adulta e madura.
Aqui em casa é apenas um começo mesmo e meus filhos gostam de ovo! É apenas um sinal para eles o fato de ás sextas não ter carne. É um começo. E é importante começar cedo!
Outra coisa é que compro algumas coisas de comer  dar de esmola na rua e as dou com e pelas mãoszinhas do meu filho. Ele faz isso fora da quaresma, mas com mais intensidade durante este tempo, pois nosso olhar fica mais atento para o outro.

No caso da penitência, podemos combinar várias coisas como ao invés de comer 2 balas, dar uma.  Comer fruta de sobremesa ao invés de um doce, às sextas-feiras não comer doces...  Ou ainda dar tudo o que foi ofertado ao invés de guardar para mais tarde. Por exemplo, seu filho deixou de comer um bombom, então você pode perguntá-lo: Amorzinho, para quem especial você quer dar/ofertar este bombom? E é sempre bom que a criança ofereça por algum propósito tipo: Pela paz na Venezuela, pela vovó que tá doente, etc.

Outra sugestão interessante é, se você participa de alguma obra de caridade/promoção humana, se possível, levar seu filho junto. Tenho o projeto de nesta quaresma, e mesmo fora dela, levar meu filho no asilo que a comunidade Shalom tem em Vigário Geral... Não para ele ver somente, mas para ele ficar um pouco com as idosas, REZAR por elas, tocá-las e sair de si para amar do jeitinho dele... Eu procuro sempre explicar  que a maior dor não é não ter um brinquedo, mas não conhecer Jesus e não se sentir amado por Ele! Nunca assistencialismo! Sempre amor caridade!

Colocarei mais coisas sobre a quaresma! E vc? Como faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário