domingo, 16 de março de 2014

Via Sacra para crianças e...Criança pode fazer sacrifícios?




Acho engraçado que muitos pais acham “forte” demais contar sobre a morte de Jesus para as crianças.
 Já trabalhei em uma escola onde não queriam que eu falasse que Jesus morreu para as crianças menores. Somente após o 1º ano.
Acho que existem várias formas de se falar do sofrimento de Jesus. Deus nos dá sabedoria. Temos uma unção, como pais biológicos e espirituais e devemos confiar nela.
As nossas crianças, atualmente veem coisas absurdas para a idade. Ter medo de contar sobre os sofrimentos de Jesus muitas vezes pode ser fruto daquela mentalidade que hoje é tão comum  do “não se pode sofrer” ou “evite o sofrimento a qualquer custo”. Mas, lembre-se a morte de Jesus não foi sofrimento por sofrimento, ELA TEVE SENTIDO.
Estes dias, meu filho estava cansado de andar e  reclamou que queria ir para a “carcunda” do meu marido, ou seja, subir e sentar sobre os ombros dele. E meu marido estava morto! Bem mais do que meu filho, garanto. Eu estava cheia de coisas, então, vinde Espírito Santo! Pensei , arrisquei e disse:
-“Meu filho, sabe como você vai aguentar melhor esse cansaço e fazer ele virar presente ao invés de reclamar e ficar mais pesado?”
 Ele disse:
- “Como, mamãe?”
Respondi:
-“Oferece para Jesus dizendo que você não vai reclamar e Ele vai usar seu presente para cuidar das crianças de Venezuela e da Ucrânia.”
-“Tá, bom, mamãe.”
E  aí, meu amigos, ele foi até um ponto que combinamos SEM RECLAMAR E FELIZ POR TER OFERECIDO!
Internamente, louvei a Deus e pensei se, hoje e adulta, sou capaz, aliás, permito que Deus me capacite a fazer ofertas como esta. Quando criança jamais as fiz, infelizmente. Coincidentemente, nesta Quaresma, o que tenho oferecido ao Bom Deus são pequenas coisas. Sinto que são estas que Ele tem me pedido ou somente destas tenho sido capaz de oferecer. A vivência dos tempos litúrgicos deles também nos santifica.
Enfim, para levar nossos pequenos futuros santos a viver melhor esta Quaresma, podemos ensiná-los com sabedoria a oferecer não somente coisas, mas pequenos sofrimentos que surgem no próprio cotidiano deles.  Isto  até fortalece-os  para a vida adulta. Veja, a minha geração da aspirina não sabe receber um não de chefe que desmorona...
Podemos dizer, com convicção que, os sofrimentos de Cristo e educar nossos filhos para as virtudes pode ensinar à nossa geração que foi inútil e infelizmente poupada de muitos sofrimentos salvíficos, a dar maior valor e sentido aos nossos próprio sofrimentos.
REPITO: NÃO É O SOFRIMENTO PELO SOFRIMENTO! Mas, dar SENTIDO AO SOFRIMENTO!
E para nos ajudar, a Canção Nova possui um livrinho (para vender) e um vídeo disponível em várias partes no youtube chamado: “A via sacra para crianças”. Vale a pena ver ou ler com seu filho, acompanhando e explicando cada momento. Rezar no final de cada estação de forma simples.
SERÁ UMA QUARESMA MUITO, MUITO SANTA PARA O PEQUENINO!
 Fico imaginando o quanto o Bom Deus não se alegra ao ver alguém tão inocente e puro louvando o Pai pela salvação.
“É da boca dos pequeninos que sairá o verdadeiro louvor.”





2 comentários: