sábado, 21 de dezembro de 2013

E a criança pode pedir o Espírito Santo? Amizade com Deus é coisa de adulto?

“Vem Espírito Santo, vem e fica comigo e faz a gente ficar lá na casa da vovó Lúcia muito tempo” Pedir o Espírito Santo todo dia, toda hora, diariamente, é o que a maioria de nós adultos convertidos, praticantes, católicos e etc. tenta fazer, não é? Mas, e as crianças? Elas não precisam ou devem pedir? Bem, em matéria de pedir, o que a maioria quando vai na rua está pedindo é: “Mãe, compra isso. Mãe compra aquilo.” RSRSRS O que ensinamos ser essencial para nossos filhos sobre a vida cotidiana deles? Bem, diariamente ensinamos aos pequenos a escovar os dentes, por exemplo. Desde bem novinhos já ensinamos, não é verdade? Primeiro nós que escovamos os dentes deles. Depois, crescidos um pouco, escovamos junto com eles e, por fim, só perguntamos: “Você já escovou seu dente, criatura?” E deixamos que a criança mesmo escove. Desculpe se soa exagerado ou se o exemplo não é bom, mas, preciso tentar explicar que, desde muito novos, da mesma forma precisamos pedir para eles o Espírito Santo, depois pedir junto com eles, e, por fim, perguntar: “Você Já pediu o Espírito Santo hoje?” Assim como na matéria da escovação dos dentes, uns vão mais facilmente, outros, só Jesus na causa! ;-) Preocupamos-nos se o menino escovou o dente, se o menino comeu, dormiu e etc. Mas, a nossa educação para a vida espiritual dos filhos, algumas vezes, pensamos se encontrar apenas na nossa vivência e testemunho pessoais e, ou em uma escola católica ou e períodos pontuais como a preparação para a primeira comunhão. Explico. Fui criada por uma mãe católica, convertida quando eu tinha uns 7 anos. Eu a via rezando, e o testemunho dela foi muito forte e importante para minha conversão ao catolicismo na juventude, todavia, vejo que muitas vezes dizemos e pensamos: “Deixa o menino quieto que ele não tem idade para isso.” Mas, não há idade para amar Jesus Cristo! Aliás, em toda idade se pode amar Jesus Cristo com a profundidade que o a providência mesmo inscreveu no tempo de maturidade natural vida humana. De fato, para algumas coisas como a primeira comunhão, o crisma e etc. é preciso ter idade e maturidade certas para viver estes momentos. Recordo-me que ao ter meus filhos, eu pensava: o que fazer para que desde muito novos eles se acostumem a saber que PRECISAM pedir e ter o Espírito Santo como amigo desde sempre? Quem aqui já ouviu falar de um adulto que resolveu não mais escovar os dentes? Salvo raras exceções (hum, que bafo!) não se cogita a hipótese de, quando crescer não se escovar mais os dentes, não é? “Ah, fiquei adulto e agora escovar os dentes nunca mais!” JAMAIS! A consciência do adulto foi formada repetidamente, desde a mais tenra idade de que escovar o dente é necessário, é importante, é essencial para uma boa saúde bocal! Da mesma forma, aliás, de forma muito mais séria, mas didaticamente divertida e criativa, eu preciso ensinar ao meu filho que é ESSENCIAL PEDIR O ESPÍRITO SANTO DIARIAMENTE, NORMALMENTE, COTIDIANAMENTE, SEMPRE E SEMPRE! Para garantir a saúde da minha alma eu PRECISO pedir o Espírito Santo ao acordar e ao dormir, ao começar uma tarefa e ao terminar, em tudo! Pedir e pedir sempre, com alegria e dependência feliz! E mesmo quando não se está tanto afim porque simplesmente é ESSENCIAL para minha vida! Quem escova os dentes só quando tá afim vai acabar sofrendo e muito...Ficará doente do dente. Imagine ficar doentinho da alma! Mas como fazer isto? Bem, a primeira fase é a do bebê. Aqui em casa, a oportunidade era o momento de colocar para dormir ou na amamentação. Eu pedia: “Batiza, meu Deus, o fulaninho do Teu Espírito. Enche a vida dele e o faz santo e fiel. Enche o coração dele da Sua alegria. ELE É TEU E NÃO MEU.” E de mil formas que o grande Amigo, Espírito Santo nos dissesse! E assim, conforme o mais velho foi crescendo eu fui começando a ensinar e a cantar com ele de manhã músicas do Espírito Santo com gestos e etc. De forma simples e despojada... Não exigindo nada. Afinal, eu ia pedir para a minha alma ao acordar, então, como quem me acorda agora são meus filhos, peço junto com eles. E aqui em casa, sempre ao acordar eu gosto de colocar música. Então passei a colocar mais músicas do Espírito Santo para começar bem a manhã! Café da manhã para a saúde do corpo e o Santo Espírito para a saúde da alma! Agora que o mais velho está com 4 anos eu pergunto: "Meu amorzinho, você já pediu o Espírito Santo hoje?” Às vezes ele não está nem aí!!!! RSRSRS Mas eu pergunto sempre e se ele não pede, eu peço por ele! Canto com ele ou faço uma oração pequenina assim: “Vem Espírito Santo meu amigo, fica comigo (rima!) e me enche do Teu Amor. Amém” Escreverei mais no próximo post sobre momentos cotidianos de atividades em casa que quando vamos iniciá-los tento arranjar um jeitinho de rezar com ele e pedir que o nosso tao importante amigo em comum e Deus esteja conosco. A ORAÇÃO DEVE SER ORGÂNICA! Rsrsrs Essa palavra tá na moda, né? A intenção maior é que os filhos quando deixarem de ser crianças não abram mão da amizade e companhia diária do Espírito Santo. Qu eles pensem consciente eincoscientemente: “Sempre estivemos em Sua companhia, não me lembro de não estar com Ele!” Hoje eu perguntei ao mais velho: “Você já pediu o Espírito Santo hoje?” Ele me respondeu: ““Vem Espírito Santo, vem e fica comigo e faz a gente ficar lá na casa da vovó Lúcia muito tempo”! AMÉM!
O vídeo ao lado é de um programa na Canção Nova onde o pincel chamado “Piné” canta pedindo o Espírito Santo para entender a história. Meu filho adora e acaba aprendendo mais uma música para ser sempre próximo do seu “AMIGÃO” Espírito Santo que é DEUS e merece todo o amor do mundo! O vídeo abaixo é bem divertido e se chama: "Pede, pede agora o Espírito Santo". Ao invés de colocar sempre a "Galinha Pintadinha" tente um pouco este tipo porque os menores de 5 anos costumam adorar todos os clipes.
Este último link é da página católica "Amigos do Céu" que ensina muito sobre o Espírito Santo, tem coisas para colorir e imprimir. Excelente!Link: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2013/05/15/espirito-santo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário